Roche
Área Restrita OK
Fale ConoscoMapa do SiteAdicione a Favorítos
     
 
CapaAlimente-se Bem

Seu peso está saudável?  
Exemplo de preenchimento:
Peso 62,5 kg
Altura 160 cm
Peso kg
Altura cm

Cardápio da semana  
 Veja as refeições de hoje

Tabelas  
Gorduras Escondidas
Troca de Alimentos
Calorias
Cálculo do GET

Xenicare por e-mail  
Email
News do mês
Edições Anteriores
 
Saúde
 
Comer menos para viver mais

Comer bem e comer pouco: eis a receita para viver mais e melhor. Contando calorias, um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos descobriu que, ao comer com moderação ? apenas refeições saudáveis e pouco calóricas ?, é possível retardar o envelhecimento e proteger o coração. Não é a promessa da eterna juventude, mas sim de uma velhice saudável e lúcida.

?É importante buscar a qualidade e o controle da alimentação, pois comer demais ?desgasta? o organismo e acelera o envelhecimento?, explica a nutricionista Madalena Vallinoti. ?Ocorre uma maior sobrecarga metabólica e uma maior produção de radicais livres, que podem ?enferrujar? as nossas células?.

Comer demais, concluíram os pesquisadores, aumenta a produção de uma substância chamada T3, produzida na tireóide. Apesar de ser indispensável para a geração de energia no organismo, esse hormônio está relacionado com a aceleração do metabolismo. Em excesso, pode causar a oxidação precoce das células. Por isso, uma pequena redução em suas taxas já seria capaz de ?atrasar? o processo de envelhecimento.

Outra boa notícia: o mesmo estudo, conduzido pela Universidade de St. Louis, revelou que a redução calórica protege as artérias, pois o organismo passa a produzir menos a substância TNF-alfa, relacionada com a inflamação e com a necrose arterial.

Estudos avançam

A primeira vez que a ciência resolveu investigar a relação entre o consumo de calorias e o envelhecimento foi em 1930, quando o pesquisador Clive McCay, da Universidade Cornell, observou que ratos mantidos com dieta de baixo conteúdo calórico viviam mais tempo. A princípio, o estudo foi interpretado como simples curiosidade. Nos últimos vinte anos, porém, diversos trabalhos provaram que o cientista tinha razão.

Menos radicais livres

Outra pesquisa recente, também coordenada por estudiosos americanos (desta vez, na Universidade do Alabama), mostrou que a restrição calórica ajuda a equilibrar os níveis de insulina no sangue, o que beneficia o pâncreas e afasta o risco do diabetes. Neste processo, descobriram os pesquisadores, as células ficam mais imunes aos grandes vilões do envelhecimento, os radicais livres, cuja ação é capaz de danificar o DNA.

?Uma alimentação de boa qualidade é fundamental para manter o equilíbrio metabólico, promovendo a redução da formação dos radicais livres, que podem modificar as informações genéticas de nossas células?, continua Madalena.

Por alimentação de boa qualidade, entenda-se: carboidratos complexos, que são ricos em fibras, proteínas magras, gorduras monoinsaturadas, frutas e verduras.

?O exagero de gordura certamente está ligado à maior morbidade e ao aparecimento precoce de doenças, assim como o agravamento das já existentes?, afirma o endocrinologista Daniel Raicher.

Também é importante colocar o corpo para funcionar. ?O correto é alimentar-se diversas vezes, pelo fato de o organismo trabalhar em forma cíclica, estimulando o pâncreas. Além disso, quando estamos saciados, as funções são realizadas de forma mais adequada?, conclui Daniel.

Leia mais:

"Comida de verdade: o que comer para ser saudável e feliz", de Nina Plank. Editora Arx.

Publicado em 19/12/2007

 
 
 
Especialistas Consultados
Assuntos Relacionados
  • Alimente-se bem. Confira dicas de receitas e aprenda a montar um cardápio saudável todos os dias.



Outras Matérias  




© Xenicare. 2007 Roche Brasil. Política de Privacidade | Declaração Legal